Parte de financeira também conta; né?






Falando um pouco de despesas, podemos notar que os custos de aluguel, refeição, transporte, energia, gasolina subiram consideravelmente. As informações que tínhamos conseguido no Brasil eram de um ano atrás. Portugal está bem mais popular e o turismo alavancou os preços de tudo. Isso é um problema para os portugueses, o salário mínimo português é Є 557. 

A nossa compra de supermercado com carnes, queijos, presunto, arroz, feijão, verduras, legumes, frutas e bebidas fica numa média de $ 60,00 por semana. O litro do diesel varia de Є 1,20 - 1,34, depende do posto de abastecimento, os postos dos supermercados Jumbo e Intermarché são os que oferecem os preços mais em conta para gasolina. Os preços de alimentos não variam muito e ainda não tivemos uma conclusão de qual supermercado é mais barato. Como compramos sempre produtos em ofertas fica difícil de comparar.

Estamos alugando apartamentos e casas por temporada e já mobiliados, com TV a cabo e WIFI e o preço de aluguel fica em torno de Є 36-40 por dia. O tamano não tem muita relação com o preço, já alugamos apartamento de três quartos pelo mesmo valor de uma casinha de um quarto. Tudo depende da localização e da sorte também. Muitas vezes são anúncios novos no Airbnb ou Homeaway e os preços estão baixos para começarem a alugar e terem comentários positivos nos sites. Esses são os sites que mais utilizamos. Notamos que o Tripadvisor e Booking estão com valores bem acima. No entanto, se o tempo de estadia for por um ou dois dias, mas vale pesquisar nesses sites. Para o caso de aluguel por um período mais longo, 06 meses- 01 ano, os valores para apartamentos de dois a três quartos pode ser encontrado por Є 350-700 em regiões boas de Portugal. Sim, estamos pagando um valor alto, mas esse é o preço da nossa escolha de vida de nômades. Só ficamos por um mês em Sintra, em Guimarães e agora em Ponte de Lima são 10 dias. Não adianta ter um aluguel de Є 350 fixo por um ano e depois termos que pagar diárias ou, até mesmo, um apartamento por temporada para os lugares que ficarmos durante os nossos deslocamentos. Acaba tudo ficando pelo preço que estamos pagando agora ou mais.  O jeito é continuarmos fazendo muita pesquisa para seguir conseguindo preços que podemos pagar. 

Comentários