De Lisboa a Sintra: a primeira morada em Portugal


Chegamos em Lisboa no dia 27 de outubro e aí foi o início da Jornada para um Sonho.

Tínhamos uma reserva de três dias em um apartamento pequeno, mas confortável, na região central de Lisboa. Nesse período fomos regularizar nossa situação de imigração para Portugal e familiarizarmos um pouco com o modo de ser português e com a cidade.

De Lisboa fomos para uma linda casinha com uma vista fantástica na deliciosa Vila Velha de Sintra. Passamos um mês romântico nessa vila portuguesa pitoresca, localizada no centro das colinas da Serra de Sintra, Lisboa. 


Castelo dos Mouros e a vista da cidade de Sintra.

A proprietária da casa nos buscou em Lisboa e nos levou para esse lugar dos sonhos. Uma construção típica de uma cidade histórica portuguesa, muito linda, e com direito a lindos azulejos pintados a mão em quase todos os cômodos da casa. No vídeo do link abaixo, a senhora que está saindo do portão é a Ana Doria, a proprietária.


Fantástica experiência! Ótimo lugar para o início da nossa "viagem".

De lá, percorremos por várias freguesias de Lisboa e Coimbra. Por enquanto, a cidade que chegou mais perto para pensar em morar foram Oeiras e Coimbra. Mas, nada definido ainda. Em breve partiremos para Guimarães e so on e muita coisa poderá mudar até lá. 

Nesse período de um mês conhecemos pessoas muito especiais e que se tornaram nossos amigos, o casal Monica (brasileira) e João (português) que moram em Oeiras, e Teresa, uma brasileira alegre, querida e muito prestativa, que encontrei por aqui, mas vive no Rio de Janeiro. Essas pessoas nos ajudaram muito para nossas providências e adaptações. Um agradecimento especial para vocês, pessoinhas queridas! 😍 Ah! Também encontrei a Marta, uma portuguesa e ex-colega de ONU.

João, Monica, eu e o Edison

Marta, eu e o Edison

Tereza e eu.

Bem, o novo estilo de vida não é só de passeios e visitas aos pontos turísticos, temos que tomar providências, como já tinha mencionado, para tornar esse novo estilo confortável e legalmente instalados na Europa. As primeiras providências foram as de entrada dos papéis para o visto de definitivo residência no SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras em Lisboa; de irmos ao Consulado do Brasil, providenciar o nosso Número de Identificação Fiscal - NIF para estarmos aptos a abrir conta corrente, alugar apartamento, entre outros; e, por fim, compramos um carro em Coimbra. Isso tudo foi feito em duas semanas! Compramos um SUV Mitsubishi Outlander. Um carro com bastante espaço no bagageiro e super confortável para viagens longas. Desistimos de carros tipo van por não terem bancos tão confortáveis e por serem muito grandes. Além disso, o Outlander é bem mais charmoso - eheheh.🚙 Em uma postagem futura enviarei um filme/foto do carro com todas as nossas coisas dentro para terem uma ideia do que estou falando e das coisas que nos acompanharão por esse mundão afora.

Gente, não sei se sabem - eu não sabia - que Lisboa não é somente a cidade capital de Portugal. É um distrito (como um estado para o Brasil) enorme que incluem várias freguesias (como municípios para nós) como Cascais, Oeiras, Sintra, entre outras. Vejam mapa:




Dicas de hospedagem:
Lisboa. Apartamento conjugado bem localizado:  https://www.booking.com/hotel/pt/alegria-center-apartments.pt-pt.html, Rua da Alegria, 33, Santo António, 1250-005 Lisboa, Portugal. Super bem localizado e preços bem acessíveis. Perto de estação de metrô, restaurantes e tinha um mini mercado perto para compras mais imediatas para o café da manhã e lanchinhos.
Sintra. Uma casinha de boneca com azulejos portugueses pintados a mão, super linda e muito bem localizada. https://www.homeaway.pt/arrendamento-ferias/p6815227#summary. Rua Travessa da Caracota, 7. Vila de Sintra. Detalhe importante sobre esse lugar. A proprietária negocia valores. Conseguimos reduzir 30% do valor da diária publicada no site. 

Comentários