Ponte de Lima: nossa terceira morada.

Depois de 11 dias em Guimarães, continuamos viajando para direção norte de Portugal e a próxima morada escolhida foi Ponte Lima, que fica no região do Minho. É uma região rural com cultivos de oliveiras e uvas, entre outros. Natureza sempre presente com o seu Parque Nacional Peneda-Geres. 

A essa altura, completamos 41 dias de jornada e duas moradas.

Por que escolhemos Ponte de Lima? Como já mencionei, compramos um carro para servir de nosso armário ambulante e para facilitar o nosso deslocamento. O carro é todo novinho, mas precisava trocar os pneus. Edison queria colocar um pneu seguro para transitarmos nas estradas sem medo de gelo ou neve. Para tanto, teria que encomendar os pneus, porque não os encontramos nos distritos da região de Braga. Demoramos um pouco para procurar e certificarmos de que realmente não tinha e de que teríamos que encomendar. Pois bem, tem uma empresa de alinhamento e pneus (franquia) chamada de Euromaster que nos recomendou encomendar e indicar a entrega para uma loja mais próxima da futura morada que tivermos.  Edison pesquisou as cidades do percurso que tinha traçado, - uma delas era Viana do Castelo -, e viu que tinha uma Euromaster (a loja de alinhamento e pneus) em Ponte de Lima. Não sabíamos muito sobre essa cidade, apenas escolhemos para poder trocar os pneus e aproveitar para passear pela região do Minho que nos foi altamente recomendada.

Posso dizer que foi uma belíssima surpresa, a cidade tem esse nome por conta de sua ponte, que foi construída na época medieval e depois sofreu algumas modificações pelos romanos, estar debruçada sobre o rio Lima. Essa ponte é a referência da cidade. Tudo acontece em torno dela, feiras locais de roupas e alimentos, celebrações, etc.





É uma cidade pequena, charmosa e com orgulho de sua história. 




Descobrimos que, como Guimarães, a cidade também faz parte do Caminho Português de Santiago de Compostela. Chegamos até a fazer uma caminhada numa ecovia que tinha indicações de quilometragem e cidades próximas para os peregrinos. 


Ficamos hospedados numa linda casinha que ficava a poucos metros dessa Ecovia. A sua localização é na beira da estrada nacional mas, nem por isso, nos sentimos pertubados com qualquer tipo de barulho de carros ou caminhões, porque estava recuada e com excelente isolamento. Ela tinha uma sacadinha nos fundos que nos proporcionava uma vista linda do parque e das montanhas. 







Hospedagem: via Airbnb (id Casa rural, Ponte Lima)












Comentários