De Portugal rumo à Itália -» Centro e Norte de Portugal.
Depois de 6 meses de um bom descanso em Costa da Caparica, resolvemos voltar para as estradas nacionais da Europa.
Dessa vez, a meta traçada foi passear pelo norte da Itália.
Dessa vez, a meta traçada foi passear pelo norte da Itália.
Como queria ir a Santiago de Compostela, Edison traçou uma rota passeando pelo norte de Portugal.
Parte I - Portugal (Castelo de Almourol, Oledo, Idanha-a-Velha, Piódão, Monsanto, Coimbra, Vale das Buracas,Talasnal, Porto, Guimarães e Braga).
A primeira hospedagem foi em Oledo que fica no centro de Portugal (Quinta da Alvarinheira no Airbnb). A vegetação e o clima dessa região parecem muito com o do sertão e cerrado brasileiros. Paramos no meio do percurso para visitar um lindo castelo medieval chamado Almourol que fica numa pequena ilha no meio do rio Tejo. Essa ilha era controlada pelos cavalheiros dos templários como uma linha defensiva e depois o castelo foi usado como fortaleza durante a reconquista portuguesa.
![]() |
Castelo Almourol |
![]() |
Vista do rio Tejo a partir de uma das torres do Castelo de Almourol |
Depois de muitas fotos nesse castelo, seguimos viagem até a nossa hospedagem que é numa fazenda e se chama Quinta da Alvarinheira. Ficamos muito bem instalados e bem afastados do barulho e das luzes das cidades. Aproveitamos a oportunidade para fazer um "champanique" nas escadas da frente da casa para contemplar as estrelas e para brindar o momento romântico com um bom Freixenet.
A foto abaixo foi outro momento delicioso e contemplativo nesta Quinta.
![]() |
Curtindo o por do sol na escada da Quinta da Alvarinheira |
Durante os 7 dias em Oledo, visitamos as famosas aldeias históricas portuguesas e premiadíssimas: Idanha-a-Velha, Piódão e Monsanto, entre outras que acabamos passando de carro pelo caminho. Todas muito bonitas, algumas mais conservadas do que outras. Foi uma exploração e tanto.
Piódão |
Nós! |
Após a curtição da paisagem rural e das aldeias, partimos para Coimbra Estudio Centro de Coimbra (Airbnb). Ficamos num estúdio bem no centro histórico! Foi um achado para essa época do ano. Localizado numa rua ao lado do Mosteiro de Santa Cruz, onde os restos mortais de Dom Afonso Henriques se encontram no mausoléu da igreja desse Mosteiro. O Bruno ficou paradinho, enquanto perambulávamos pela cidade. Para quem não leu as postagens anteriores e não sabe, o Bruno é o nosso carro. 😆 Só saímos de carro uma vez para conhecermos a cidade ribeirinha Dornes, explorar as cavernas do Vale das Buracas e a Aldeia de Xisto Talasnal.
![]() |
Vila de Dornes |
Vale das Buracas, Arouca. |
Coimbra estava em festa por conta da época de férias e da época de verão em Portugal, todas as noites tinha um show de fado ou de danças regionais na cidade. Descíamos do estúdio com as nossas taças, um bom vinho regional e ficávamos na praça do Mosteiro assistindo as apresentações. Veja uma delas no vídeo abaixo (no texto que vai por email, não aparece o vídeo. Para vê-lo, tem que entrar no site do blog no blogspot).
No fim de semana que estávamos lá, vimos alguns artistas urbanos de Coimbra que estavam recriando personagens da história, curiosidades e da cultura portuguesa em formas de estátuas, era a III Amostra de Estátuas Vivas em Coimbra, muito bonito. Edison postou no instagram dele (edisonpratini) umas fotos geniais!
Depois de Coimbra, ficamos hospedados numa cidade perto de Porto que se chama Maia. Por conta da alta estação, os preços estavam proibitivos, por isso alugamos um quarto com banheiro privativo num apartamento super amplo e espaçoso. Apesar de termos alugado um quarto com banheiro privativo, todo apartamento estava a nossa disposição como a sala e a cozinha. Ficamos bem acomodados. Muitas vezes até sozinhos (Quarto com banheiro privativo (Airbnb). Nem vou comentar sobre a tão badalada, conhecida e belíssima cidade de Porto. Curtimos bastante.
Aproveitamos essa estada em Maia para fazermos a famosa trilha de passadiço de Paiva. Meu Deus! Quantas escadas! Elas ficam mais no início da trilha. Tem como não passar por esse trecho de escadas fazendo o início da trilha por outras entradas, mas não tem graça. O mais bonito e característico é esse das escadas. http://www.passadicosdopaiva.pt/
![]() |
As escadas do Paçadisso de Paiva |
Aconteceu um episódio muito interessante no trajeto de Coimbra até Maia. Planejamos parar no caminho para conhecer o Castelo de Santa Maria da Feira e coincidiu de chegarmos exatamente no último dia da maior recriação medieval da Península Ibérica.
![]() |
Castelo de Santa Maria da Feira |
É uma feira que ocorre anualmente e toda cidade se transforma num verdadeiro ambiente da idade média. Impressionante. Tinha comida e bebidas servidas em taças e pratos da época medieval, muito artesanato de época e a cidade toda mesmo estava bem caracterizada.
![]() |
Não podia deixar de entrar na festa, né!? |
![]() |
Tudo característico! Não escapava nem os utensílios. |
![]() |
Atores atuando costumes da época medieval. |
As ruas e direções da cidade mudaram para nomes da época medieval
![]() |
Veja esse vídeo abaixo feito pela organização da feira e o outro que filmei. É só clicar na imagem (não são a razão, mas no texto que vai por email, não aparece o video. Tem que entrar no blogspot).
Depois de Coimbra fomos para Braga mas, antes demos uma paradinha em Guimarães para dar um abraço nos amigos portugueses que moram nessa linda cidade (tem uma postagem anterior sobre Guimarães. É só clicar num link no final da página principal e no lado direito: postagens mais antigas). Eles nos convidaram para almoçar e comemos o melhor bacalhau de Portugal! Sem brincadeira! Foi maaravilhoso! O nome do restaurante é Restaurante Fentelhas. Deliiicia! Voltaremos! Com certeza!
Depois do almoço, eles nos levaram para conhecer o parque do Gerês. Que queridos esse casal! Grandes amigos. Aliás, somos abençoados por conhecer tanta gente querida que mora em Portugal.
Depois do almoço, eles nos levaram para conhecer o parque do Gerês. Que queridos esse casal! Grandes amigos. Aliás, somos abençoados por conhecer tanta gente querida que mora em Portugal.
![]() |
Paulo, Linda, a filhota do Paulo e nós no Parque do Gerês |
No mesmo dia partimos para Braga, conhecida como a cidade mais feliz do mundo. Uma cidade florida e sorridente, de fato. Ficamos num hotel bem localizado, na Avenida da Liberdade (Hotel Império Romano (Booking.com) e o Bruno, mais uma vez, teve descanso. Cidade muito linda.
![]() |
Jardim de Santa Bárbara |
![]() |
Basília do Bom Jesus do Monte |
Desde Braga, decidimos ir direto para Madrid, onde o Gabriel, filho do Edison está morando com a sua mãe. Desistimos de Santiago de Compostela, Espanha.
Bem, acho que já conhecemos bem Portugal, Espanha e França. Risos. Por que? Para viajarmos de carro pela Europa desde Portugal é necessário cruzar a Espanha e a França. E já fizemos três viagens de carro, sendo a primeira de Ponte de Lima, Portugal até Paris, França; a segunda de Espite, Portugal até Moscou, Rússia e agora a terceira de Costa da Caparica, Portugal até Vogogna, Itália. Então, cruzamos Espanha e França três vezes, sempre planejando fazer em rotas diferentes para conhecermos novas cidades e, ainda, na maioria das vezes transitando pelas estradas nacionais para fugirmos dos custos de pedágios. É....conhecemos. É um privilégio. São lindos em seus contrates e diferenças.
A próxima postagem será Espanha, Andorra, França e Suiça.
Comentários