Colle di Val d´Elsa, cidade de batalhas e conquistas.


Complementei essa publicação com algumas informações adicionais a respeito da Via Francigena, que teve um papel importante para o crescimento econômico de Colle de Val d´Elsa, e sobre a guerra entre os Gibelinos e os Guelfos para não associarem com algumas dessas histórias fantásticas como Harry Potter ou Senhor dos Anéis - Risos. 

Um pouquinho sobre Colle di Val d'Elsa, a cidade que estamos vivendo agora. Peço um desconto, pois é um resumo de uma cidade secular!

É uma bela vila medieval situada ao longo da estrada entre Florença e Siena, que fica, aproximadamente, 50 e 25 km, respectivamente. E a 10 km de San Gimigniano.

Documentos começam a falar de Colle val d'Elsa desde o século X. 

A cidade cresceu em importância nos séculos seguintes devido à sua posição estratégica. Está localizada perto de uma importante rota comercial da era do Império Romano, a Via Francigena (de Canterbury, Inglaterra até Roma, Itália). Além disso, esta via também era utilizada por peregrinos religiosos que a percorriam a fim de chegarem aos grandes destinos do cristianismo medieval da época. 

Hoje em dia essa via continua importante na Itália. Ela é muito famosa para rota de peregrinação espiritual, como o Caminho de Santiago, por exemplo. Existem várias empresas que oferecem pacotes para peregrinações. Deve ser linda realmente! Imaginem que a rota passa por lindas cidades históricas italianas como San Gimigniano, Lucca, Quirico d´Orcia, Pavia, Colle di Val d´Elsa, entre outras, até chegarem ou partirem de Roma! Os pacotes variam de 7 a 22 dias de peregrinação.

Ainda por causa da importância de sua localização, Colle di Val d´Elsa se envolveu em disputas e guerras com outros centros de sua região por estar situada entre os territórios de Florença e Siena.

Outro ponto importante e pode-se perceber percorrendo as vias da cidade e visitando seus museus, igrejas e palácios, Colle di Val d´Elsa se tornou berço de obras do renascimentos e da arquitetura, graças à duas importantes famílias da região da Toscana, Medici e Usimbardi.

Tendo se tornado um município livre no início do século XIII, Colle foi Gibelino por um curto período, mas depois jurou fidelidade ao alinhamento Guelfo. Esta postura atraiu a ira de Siena. Uma situação de crescente tensão foi criada, que culminou na famosa Batalha de Colle em 1269. A batalha foi o exército Guelfo de Colle e de Florença se opondo ao exército Gibelino de Siena. Os Guelfos obtiveram uma vitória muito importante que teve um grande impacto no equilíbrio político da região, especialmente considerando que, poucos anos antes, em 1260, havia ocorrido a Batalha de Montaperti e Siena ganhou.

Guelfos e Gibelinos eram senhores feudais florentinos que costumavam travar lutas entre si. Os Gibelinos eram partidários do imperador e os Guelfos eram os plebeus que representavam o partido que apoiava o Papa.

Nos séculos seguintes, Colle ainda estava envolvida em muitas disputas que animavam a Toscana medieval até que, com o Grão-Ducado da Toscana, promoveu -se um longo período de paz para cidade. Grão-Ducado da Toscana foi governado pela família Medici até a sua extinção em 1737 que tinha como objetivo o de regular as disposições e compensações territoriais da Toscana.

Com a unificação da Itália, a cidade se fundiu com a província de Siena. Em 1862 foi nomeada como Colle di Val d'Elsa. Antes se tratava de três aldeias: o Borgo di Santa Caterina, o Castello de Piticciano e o Piano. Ainda no século XIX, foi inaugurada a primeira fábrica de cristais, seguida de outras que contribuíram para fazer de Colle Val d'Elsa um importante centro italiano na produção de cristais até hoje.

Postarei uma série com as portas, arcos e túneis desse maravilhoso borgo. Em postagens anteriores, também tem imagens dessa nossa linda moradia provisória.





Comentários