Portas medievais de Colle di Val d´Elsa: Porta Nova e Porta Guelfa
Durante nossa vida nômade, tivemos vários endereços na Europa, alguns por poucos dias e outros por meses até um ano.
As moradias longas foram em Portugal: Albufeira, Quarteira, Sintra, Costa da Caparica e Ponte de Lima.
E agora na Itália. A cidade que estamos vivendo é, na verdade, um borgo medieval: Colle di Val d’Elsa, Siena, na região da Toscana.
Já postei alguns vídeos, mas se tratando de um borgo histórico mais vídeos virão por aí.
Colle di Val d’Elsa tem duas portas construídas na época medieval que estão bem preservadas: a Porta Guelfa e a Porta Nova.
A Porta Guelfa, foi construída no século XIV para proteger o castelo durante a Batalha de Colle entre as tropas gibelinas de Siena e as tropas Guelfa de Florença. Maiores detalhes sobre essa batalha e um resumo da história da cidade podem ser encontrados numa postagem anterior COLLE DI VAL D´ELSA, CIDADE DE BATALHAS E CONQUISTAS.
Segundo um site sobre os castelos na região da Toscana, as fortificações de Colle di Val d´Elsa são um marco no desenvolvimento da arquitetura fortificada da época medieval, perdendo apenas para a fortaleza da cidade de Volterra.
A Porta Nova, também conhecida como Porta Volterrana é em si uma pequena fortaleza. Erquida em 1479 com ajuda dos maiores arquitetos militares da época.
Porta Nova e a Porta Guelfa são bem diferentes entre si, a primeira forma uma pequena fortaleza com uma única entrada para a parte alta do borgo e a outra tem como característica de proteção entradas pequenas e um corredor que liga as duas partes da cidade que hoje é utilizado como passagem de pedestres e carros.
Video da Porta Nova👇
Video da Porta Guelfa👇
Comentários