Cortona, a cidade do filme "Sob o Sol da Toscana".





A influência de filmes e livros na nossa vida é incrível, não é mesmo? Quem nunca ficou com vontade de ter um romance, fazer uma viagem ou ter uma experiência de vida como num determinado filme ou livro? Acredito que todos.

O filme baseado no romance Sob o Sol da Toscana é certamente um desses filmes que inspiram pessoas pelo mundo afora. Conosco não foi diferente. Decidimos visitar o lugar onde esse filme foi feito, Cortona. Eu não acho o filme... assim....espetacular, mas provoca algumas emoções, certamente. Gostei mais do livro, porque descreve melhor as maravilhas da Toscana, por isso me emocionou mais. Esse filme foi inspirado no livro homônimo e autobiográfico da escritora Frances Mayes, publicado em 1996. Muita gente visitou Cortona e conheceu algumas cidades da Toscana por conta desse livro! Não vou contar a história para intrigar aqueles que ainda não leram o livro ou viram o filme.

Cortona é um município de Arezzo que, por sinal, é outra cidade que queremos muito visitar por conta do filme dirigido e atuado por Roberto Benigni: A vida é bela. Ah! São tantas referências nessa bela Toscana....Estamos com um projeto de visitar, além de outras tantas belas, as cidades onde filmes e livros foram inspirados para re-vivenciar as emoções. 

Cortona é mais um desses surpreendentes e apaixonantes borgos medievais italianos. Geralmente construídos no topo de colinas ou morros, esses borgos costumam ter ruas estreitas e bastante inclinadas. Cortona não foge à regra e é uma das que mais demandam dos visitantes, com muitas escadas, escadarias e subidas e mais subidas. 

De um mirante dentro do centro, no topo da colina, tem-se uma vista espetacular do vale até o Lago Transimeno. O nosso vídeo mostra bem esse vale. As estreitas ruas, com escadas ainda da época medieval, cortam as vias principais. Impressiona a quantidade de igrejas, capelas e oratórios de diferentes épocas e arquitetura numa cidade tão pequena. Tudo aí faz questão de preservar e ostentar a sua história. A cada passo vive-se essa história nas muitas construções de épocas etruscas e medievais preservadas, restauradas, ou reconstruídas!

A Itália é um museu a céu aberto!












Comentários