Seguiremos, voltaremos ou permaneceremos? Como planejamos próxima parada?

Como planejamos próxima parada? Normalmente, só com planejamentos de ida. Os retornos surgem na nossa vida nômade de acordo com a vontade de revisitarmos um determinado lugar, de revermos a família ou para resolvermos questões burocráticas como vistos e outros documentos necessários.


Estamos vivendo pela Europa há 04 anos. Durante esse período, fizemos algumas viagens pela Ásia e voltamos uma vez para o Brasil mas, basicamente, escolhemos permanecer no continente europeu por conta de sua diversidade em termos de cultura. Como tivemos a experiência de morar nos EUA, já conhecíamos bem o nosso Brasil, assim como os nossos países vizinhos, a escolha pela permanência pela Europa ocorreu naturalmente. A residência que tivemos em Portugal e a cidadania italiana do Edison foram imprescindíveis para essa permanência.

Recebemos, recentemente, um comunicado da linha do tempo do Google Maps de que conhecemos 18 países do continente europeu durante esses 04 anos. Imagina! São 50 países e, durante esse período, só conhecemos 36%. Então...tem uma diferença muito grande entre conhecer e visitar um país. Existem planejamentos de viagens para visitar 4 ou mais países em um mês. Na minha opinião, não se pode afirmar que se conhece algum lugar em pouco tempo. Conhecer significa vivenciar a cultura e, para tanto, requer tempo. Por isso, mesmo viajamos sem planejamento a longo prazo. Apenas decidimos a próxima morada com um mês de antecedência. Nesse tempo, decidimos se ficaremos mais um pouco ou se seguiremos viagem. 



Esse planejamento é feito para as viagens que fazemos de carro. É claro que para viagens aéreas é bom planejar com antecedência para se conseguir boas tarifas. As passagens de trem não variam muito e podem ser compradas a qualquer momento. Mas, aqui, nesta postagem, está valendo para a vida que estamos tendo pela Europa, viajando com o Bruno (nosso carro) e é onde todos os nossos pertences ficam guardados. É, basicamente, nosso container. O Bruno é superpoderoso! Grande parceiro de viagem! 🚘

Como planejamos a próxima viagem? 

1. Acessamos o Google Maps para vermos as cidades da região onde estamos, com objetivo de avaliar qual será a próxima parada. Em tempos de pandemia, também avaliamos os índices de contágios do COVID-19.  

2. Uma vez escolhido o lugar da próxima moradia, a próxima etapa é verificar nos sites de alugueis por temporada os apartamentos com tarifas acessíveis e que ofereçam as comodidades essenciais para uma estadia longa, como, por exemplo, uma cozinha equipada, máquina de lavar roupa, WI-FI, entrada independente, garagem na rua gratuita, etc.

3. Normalmente, tentamos negociar a tarifa cobrada. Os sites oferecem um contato direto com o proprietário por meio de mensagem, com exceção de alguns como Booking, Tripadvisor, Trivago, entre outros.

4. Outra etapa importante, é verificar a localização do imóvel no mapa dos sites por temporada. Temos encontrado pérolas com vistas extraordinárias por conta dessa avaliação pelo mapa. Com isso, é também possível confirmar se a localização descrita no perfil da propriedade está correta. O Airbnb, por exemplo, oferece o mapa do Google Maps que tem até o bonequinho para coloca-lo no ponto geral da localização para saber como é a área.

Todo esse processo leva um bom tempo, não dá para especificar exatamente quanto, porque tudo depende do retorno do proprietário nas demandas que fazemos pelo site. Podemos considerar uma semana, se tudo correr dentro dos prazos determinados por cada site de aluguel por temporada.

É um processo criterioso. Afinal, a próxima parada também significa a próxima moradia. Temos que garantir que estaremos bem acomodados.

Comentários