Roma em tempos de COVID-19.
Em dezembro do ano passado, postamos aqui no Blog um texto do Edison sobre frustrações que acabamos tendo por conta de expectativas que criamos para as viagens dos nossos sonhos.(CAPELA SISTINA E MUSEI VATICANI – VOCÊ CONHECE?) Esse texto foi consequência de uma experiência que tivemos nos Museus do Vaticano em novembro de 2019.
Na semana passada tivemos a oportunidade de desencantar um pouco dessas frustrações quando fomos a Roma para resolver algumas questões no Consulado Brasileiro - que, por sinal, está lindamente localizado em plena Piazza Navona.😮
Programamos ficar quatro dias para passear e revisitar alguns dos nossos lugares preferidos: Fontana di Trevi, Piazza Navona, Panteão de Agripa, Monumento a Vittorio Emmanuelle II, Cidade do Vaticano, Piazza e Basílica di San Pietro e museus do Vaticano. Infelizmente não deu tempo para irmos à linda Galleria Borghese, nossa galeria favorita!
Pudemos observar o impacto da pandemia para o turismo. - Eu, "carinhosamente", chamo o COVID-19 de COVIDinho.😂- .
A abertura das fronteiras amenizou a crise do turismo na Itália, mas encontramos praticamente vazia umas das cidades mais visitadas no mundo.
Veja um vídeo da Praça de São Pedro em tempos de pandemia👇
Para nós, essa crise está sendo um presente. Jamais pensamos que um dia seria possível visitar dessa forma tranquila lugares tão absurdamente disputados pelos turistas.
Maravilha! Aproveitamos cada lugar da forma que merecia, com cuidado, com tranquilidade e sem pressa.
Escada da parte da saída dos Musei Vaticani. |
Um dia desses, um telejornal daqui da Itália estava reportando uma matéria cujo o título era: Os turistas falam italiano (Strassera Italia News).Era uma matéria sobre a queda do turismo internacional no país. Se por um lado, os italianos podem aproveitar mais e da melhor forma o possível com tudo tranquilo, por outro, a economia interna sofre, e muito.
É, sem dúvida, o momento de aproveitarmos não somente essa oportunidade única de estarmos na Itália e de não termos que disputar lugar com uma multidão vinda do mundo inteiro, como também é o momento de agradecermos por tudo que temos, principalmente a saúde. Continuamos com todo cuidado, usando máscaras, álcool em gel, trocando de roupa em casa, e tudo o mais. E ainda temos que falar no cuidado financeiro, pois essa cotação do euro está difícil de enfrentar.
Por hoje é isso. Vamos levando, como bem diz Caetano Veloso, conquistando o mundo sem lenço e "com" documentos...nada no bolso ou nas mãos..."vamos seguir vivendo, amor, "nós" vamos....Por que não? Por que não?
Até a próxima.
Mais fotos ou videos dessa viagem e outras podem ser vistas no Insta: viajante_incuravel e Edisonpratini; no Facebook:Marina Ribeiro e Edison Pratini.
Comentários